Apresentando os Cadernos Nefelibatas

Alguém tentando voltar a escrever

Sejam muito bem-vindes a este espaço!

Meu pseudônimo profissional é Alice Kaminski. Estudo Letras Português, trabalho em algo nada a ver durante a semana e quero ingressar no mercado literário e editorial.

Quando eu era adolescente, eu costumava escrever. Na vida adulta, dificuldades com depressão e obrigações além do que eu conseguia suportar engoliram todos os passatempos que eu costumava ter. Aos poucos o hábito de escrever morreu em mim, a capacidade de escrever pareceu diminuir, mas de alguma forma ainda assim ficou um vazio. Nas raras vezes em que consegui escrever, saíram textos grandes demais para o Twitter e pequenos demais para tentar vender ou postar no Wattpad. Além disso, frequentemente o Twitter traz temas que não cabem na simplificação excessiva da rede, nem naquela quantidade tão limitada de caracteres. Eu sinto que as redes sociais não dão conta de debates mais complexos, que exigem mais nuance.

Meu escritos acabam sendo muito variados e soltos. Me parece que o tipo de coisa que escrevo com maior naturalidade se encaixa mais em uma newsletter. Pretendo trazer aqui histórias curtas, quero falar de literatura, linguística, temas sociais que encostem em histórias, bem como comentar discussões do já falado Twitter. Assim, quero usar esses cadernos nefelibatas para voltar ao hábito de escrever sem me limitar ao gênero escrito e, aos poucos, tirar do papel as ideias que tenho guardadas há anos.

Tentei escolher um nome que não limitasse tanto os temas que eu abordasse, mas que ao mesmo tempo remetesse ao ambiente literário, à ideia de rascunhos e ideias escritas em cadernos, quase que como diários (não diários de acontecidos pessoais, mas um diário de ideias).

“Nefelibata” significa alguém que vive com a cabeça nas nuvens, ou seja, alguém muito distraído. Pela vida toda uma das coisas que eu mais ouvi foi que eu vivo com a cabeça nas nuvens. Usar um nome mais poético ou bonito é uma forma de abraçar essa identidade de forma mais positiva, em vez de como uma crítica.

Espero que gostem dos textos destes cadernos, que o que lerem aqui traga algo de positivo, ou algo a pensar.

Obrigada por lerem este texto.